Controles internos nas clínicas médicas

Todas as clínicas médicas são empresas capitalistas que realizam suas atividades para o benefício e conveniência da associação.

Os donos podem ser homens de negócio, grupos ou médicos em exercício da função; em qualquer caso, a gestão ativa da empresa é em estreita colaboração com um grupo de médicos, que podem ter uma participação financeira do negócio.

A peculiaridade da separação entre propriedade e gestão é necessário em virtude da natureza dos serviços profissionais realizados e as leis de saúde que regem as atividades desenvolvidas por essas empresas.

Organização do Departamento de Contabilidade (Clínicas)

Um bom serviço de contabilidade exige uma hierarquia necessário para tarefas diferentes que são realizadas no respectivo departamento. Pode-se dizer, em termos gerais, que se distinguem as hierarquias com as seguintes:contador, auditor, assistentes de contabilidade, caixas e cobrança.

Em cada clínica é essencial ter uma idéia da operação em termos de quantidades e manutenção de mercadorias que podem ser expressos numericamente em dinheiro, cifras que terão por objetivo introduzir os membros do quadro financeiro da instituição.

Na clínica como qualquer outra empresa, são realizadas as demonstrações financeiras exigidas por lei:

  • Balanço geral

  • Demonstração de Resultados

  • Demonstração dos fluxos de caixa

  • etc.

Como ferramenta de gestão, a maioria das clínicas privadas não têm um bom planejamento estratégico, bem como uma análise econômica, que sirva como apoio financeiro para medir o custo-benefício e retorno de capital para recuperação do investimento; nesse sentido, a implementação do controle interno é enfatizada neste artigo.

No processo de faturamento se nota um baixo nível técnico do pessoal, cujos hábitos de trabalho não permitem que estas áreas tenham uma função adequada com respeito ao serviço ambulatório e hospitalar, para que seja de melhor qualidade e evitar possíveis problemas posteriores relacionados com faturamento, administração e execução de procedimentos de exames, assim como manter uma boa relação com empresas de planos de saúde.

O comportamento individual inadequado se antepõe às necessidades pessoal no atendimento aos pacientes. Há muita interferência por parte dos médicos, com respeito ao cumprimento das funções dentro da organização; a equipe prioriza sua atenção à ordem do chefe de área e não à função que deve realizar dentro de sua área de trabalho; por outro lado, existe a pressão por parte do profissional assistencial ao corpo administrativo.

Muitas clínicas também contam com um software obsoleto que não permite um bom processo de comunicação com as companhias de seguro e com as empresas prestadoras de serviços para otimizar a inter-relação com os assegurados e planos de saúde.

As clínicas particulares não contam com um órgão gestor de controle institucional interno que possa garantir as melhorias razoáveis, tanto à empresa quanto ao paciente.

É importante ter consciência desse problema, pois os controles internos podem ser melhorados levando em conta todo essa cadeia de eventos.

O controle geral de uma organização estabelecida por sua própria gestão se chama controle interno para distingui-lo dos controles externos, tais como leis, regulamentos es de todos os tipos de fatores que afetam.

Atividades de controle

Nessa atividade de controle interno, visa demonstrar os seguintes tipos de fatores:

– Análise feita pela administração

– A gestão direta de funções por atividades

– Informações e Processo

– Os controlos físicos

– Indicadores de Desempenho

– Segregação de funções

Formulação do problema

Abaixo relacionamos as principais perguntas que você deveria realizar junto ao seu corpo executivo.

Problema principal:

  • Quais são os efeitos que tem o Controle Interno na Gestão de serviços de saúde nas Clínicas Privadas?

Problema secundário:

  • De que maneira o estabelecimento e criação de metas e objetivos do Controle Interno facilita em avaliar as políticas de trabalho nas Clínicas?

  • De que maneira a execução do Controle Interno avalia as estratégias de gestão dessas Organizações

  • De que maneira a execução do Controle Interno permite avaliar as metas e objetivos nas Clínicas Privadas?

  • De que forma a avaliação do cumprimento do Controle Interno determina o logo das metas e objetivos nessas organizações?

  • De que maneira as observações encontradas incidem no processo administrativo da Clínica?

  • Em que medida as ações corretivas melhoram o processo administrativo?

  • De que maneira as recomendações que se formulam como parte das medidas de Controle Interno melhora o processo administrativo na Clínica?

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