Contabilidade em fortaleza

Dicas de como resolver os problemas nas empresas

Normalmente quando uma pessoa toma para si a decisão de empreender, fica claro que o objetivo é melhorar o padrão e a qualidade de vida deste e/ou de seus familiares. Ao mesmo tempo, sabemos claramente que a vida de um empresário não é só de alegrias e conquistas, pois até conseguir chegara uma situação confortável, certamente o mesmo terá que enfrentar algumas situações embaraçosas ao montar sua própria empresa. E a responsabilidade é única e exclusivamente do dono da empresa, não tendo como colocar a culpa no seu chefe ou colega de trabalho.

Dessa forma, surge uma dúvida bastante pertinente: Como lidar com os problemas?

O empreendedor deve estar preparado para resolver as dificuldades inevitáveis do seu negócio. Deve-se desenvolver uma mentalidade empreendedora no sentido de ficar sempre esperando os problemas aparecerem para resolvê-los ativamente, sem ficar aguardando que os mesmos se resolvam sozinhos, ou delegá-los a pessoas que não tenham responsabilidade suficiente para tratar com eficácia a raiz do problema.

Temos algumas dicas para que as pessoas no mundo corporativo possam trabalhar para resolver os problemas com competência, e principalmente, conseguir extrair excelentes lições dos mesmos.

1. Razão e ação

Ao descobrir que um problema aconteceu, não procure culpados nem pense em paliativos para resolver os problemas pontualmente. Analise com muita atenção os passos para ter a situação bem resolvida e sem fios soltos. Para conseguir um bom resultado será necessário atitude, e uma boa capacidade de análise das causas e efeitos.
Se necessário, procure outro ponto de vista pra ter certeza de que sua solução será impecável.

2. Anotar os procedimentos

Uma ideia bacana para tratar os problemas, é ter anotado os problemas que surgiram, as causas e as soluções tomadas. Ter um controle dessa forma, será de grande importânca para a empresa no futuro, no sentido de ter o controle das causas e soluções do problemas.
Tal material pode ser levantado posteriormente em reuniões internas como estudos de caso reais. Assim fortalecendo a equipe e a tornando mais experiente.

3. Procurar se antecipar aos problemas

Quando na empresa está correndo tudo bem, não se deve relaxar e esperar que nenhuma alteração nunca mais volte a acontecer. O mais indicado é procurar se antecipar às falhas que podem surgir.

É interessante sempre fazer uma revisão de procedimentos e buscar possíveis empecilhos nas execuções das atividades, para evitar ser pegue de surpresa, e assim sempre se antecipar.

4. Aprendizado

O melhor desurgirem os problemas são os aprendizados que tiramos quando eles ocorrem. Eles nos tornam mais fortes e mais firmados no nosso foco quando temos certeza dos nossos objetivos.

Portanto devemos tornar a dificuldade nossa principal aliada na busca pelo crescimento profissional, pois com ela adquirimos experiência e nos preparamos para o próximo degrau na escada do nosso sucesso.

Autor: Cleryston Gomes
Diretor Executivo da CSG Contabilidade.

 

“A CSG Contabilidade é um escritório de contabilidade em Fortaleza-Ceará voltado para a prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas que buscam uma nova experiência em atendimento qualificado.”

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