Funcionário ou empresário

Para quem quer alcançar sua independência financeira, as vezes pode se deparar com essas dúvidas: Funcionário ou empresário? Montar meu próprio negócio ou trabalhar como funcionário?

Neste artigo trataremos de apresentar as vantagens e desvantagens de cada opção, e você concluirá qual delas será a melhor para o seu caso. Além de demonstrar a diferença entre funcionário, autônomo ou empresário.

Muitos são os motivos que podem fazer a iniciar o seu próprio negócio e não depender mais de um salário para manter o sustento da sua família.

Algumas das motivações são: Independência financeira, realizar uma meta pessoal, ajudar a família, não gostar do seu patrão e etc.

Após estar motivado, as ideias vão surgir e nesse momento é quando deve-se começar a planejar e analisar os riscos e benefícios envolvidos. E em seguida tomar uma decisão se inicia o processo de execução ou não.

Às vezes as pessoas que pensam em iniciar seus projetos pulam essa primeira etapa, e acabam sem sucesso. Seja porque o projeto não foi planejado, seja porque ele percebeu que a vida de empresário não era como ele imaginava que seria.

Vantagens de ser funcionário

Salário: O salário é uma excelente vantagem para quem é funcionário, pois você não deverá se preocupar com os custos ou como estão as transações da empresa que você trabalha. Pois dentre as despesas de uma empresa, normalmente os funcionários estão entre as maiores prioridades.

13º Salário: Além do seu salário você vai ganhar um salário extra no final do ano, onde pode se organizar com esse valor para as despesas de fim de ano.

Férias: A cada ano trabalhado tem direito a passar um mês de férias recebendo o salário mais um terço do mesmo.

Aposentadoria: De forma geral, todos os recebimentos dentro da folha de pagamento são base para a sua aposentadoria após o tempo de contribuição exigido e está coberto em caso de doença ou invalidez.

Seguro Desemprego: Tem direito a receber parcelas do seguro desemprego em caso de rescisão sem justa causa, que servem como salário mesmo sem trabalhar, para prover o seu sustento até conseguir um novo emprego.

FGTS: Tem uma conta no FGTS onde seu empregador deposita mensalmente 8% dos eu salário, que você pode sacar quando atingir alguns pré requisitos. Além de receber 40% a mais do saldo do FGTS em caso de rescisão sem justa causa.

empresario-ou-autonomo-1

Desvantagens de ser funcionário

Salário fixo: Com a busca por redução de custos dos empresários, o salário acaba sendo o mais baixo que ele pode ser. Então o salário nem sempre é atrativo, e além disso é fixo. Mudando normalmente uma ou no máximo duas vezes por ano.

Horário fixo: Normalmente os empregos tem horário fixo. Devendo o trabalhador recebendo seu salário pelo tempo acertado, e não pela produção propriamente dita, ou pela capacidade intelectual envolvida no trabalho.

Vantagens de ter o seu próprio negócio

Independência: Esta é uma das vantagens que atrai a atenção de potenciais empreendedores e empresários. Depender de si mesmo é uma das maiores satisfações que temos, para que possamos crescer no ritmo que sempre decide e quando estamos dispostos a fazer sacrifícios, quando uma empresa consegue consolidar bem, não há mais a necessidade de atender às demais, então podemos desfrutar de uma verdadeira independência.

Os ganhos podem ser bastante elevados e só depende da nossa vontade: talvez este é o ponto onde muitas pessoas tomam a decisão de se tornarem empresários, você pode estar cansado de uma vida com muitas restrições financeiras então decide se lançar no mercado para conquistar seus sonhos. Não há dúvida de que conseguir a liberdade financeira é um sonho quase improvável para muitos que se arriscam, porém com trabalho duro e remando na direção certo, as possibilidade aumentam progressivamente.

Desvantagens de ter o seu próprio negócio

No início é necessário um elevado nível de sacrifício: Quando se trata de iniciar um negócio que você tem que dar tudo de si para que o projeto consiga caminhar. Além de ser um trabalho árduo tirar um projeto do papel, normalmente não se dispõe de um capital elevado para iniciar, o que exige ainda mais de dedicação do empresário.

Ser um empreendedor envolve um risco permanente: Isto é claramente visto em negócios on-line, tais como que fundaram a rede Hi5, ganharam muitos milhões de dólares, mas este sistema foi completamente ofuscado pelo aparecimento de Facebook. Deve-se notar os riscos que as empresas tem, não há garantias, mas, ao mesmo tempo, é emocionante ser um empreendedor, aprender a trabalhar assumindo riscos diferentes.

Isolamento: No início, é possível que o empreendedor tenha que começar a trabalhar sozinho, caso ele não tenha sócio. Então ele deverá saber ligar com o fato de estar sozinho e tomar decisões baseado no seu feeling ou contar com a opinião de pessoas próximas.

Não ter um salário mínimo garantido: No início de carreira, a sazonabilidade pode assustar muitos dos empreendedores, pois a insegurança e incerteza de quanto e quando vai conseguir receber de pró-labore ou honorários, é algo que deixa qualquer um com medo.

Contratar funcionário

Diferença entre autônomo, profissional liberal e empresário

Autônomo: É um profissional que sabe resolver problemas que as pessoas estão dispostas a pagar. Uma característica do autônomo, é que normalmente trabalha sozinho ou com pouquíssimos ajudantes.

Empresário: É um empreendedor que cria uma personalidade jurídica para resolver o problema das pessoas com o objetivo de resolver cada vez mais em escala. Com uma equipe de funcionários e parceiros todos com o objetivo de atender ao cliente.

Acontece bastante de ao iniciar um negócio, o empreendedor começar como autônomo, e após atingir um certo nível crescimento torna-se ser empresário. Pois ao buscar contas no banco, receber cartão de crédito, boletos e empréstimos, normalmente acontece com mais facilidade quando tratamos como pessoas jurídicas.

Podemos perceber que autônomos e empresários são bastante semelhantes e tem os mesmos objetivos. Apesar disso, a forma de legalização de ambos é bem diferente e dependendo do caso, o empreendedor pode estar pagando mais tributos do que deveria.

Portanto cada caso deve ser analisado junto com um contador pata que ele possa evidenciar, conforme as informações passadas, a forma de tributação que melhor vai lhe atender.

Caso queira uma análise sem compromisso, entre em contato conosco!

  • Tire suas dúvidas

Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para contato@csgcontabilidade.com.br para tirar suas todas as suas dúvidas relacionados ao seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *