Como trabalhar o marketing da sua clínica médica?

Se você quer mais clientes, se você quiser manter o que você tem, você deve começar a pensar estrategicamente para fazer o seu “marketing”.

Não importa qual a sua profissão, a realidade é que o marketing é para todas as empresas, empresários e profissionais liberais. Pare de pensar que é uma prática exclusiva das grandes empresas.

De onde você está, em seu escritório, clínica ou hospital, você pode tirar vantagem das grandes vantagens de uma estratégia de marketing global, que irá ajudá-lo a atingir o seu mercado, ter uma divulgação adequada, a ter mais clientes e alcançar a sua lealdade e recomendação.

Às vezes muitos profissionais pensam que é necessário de um grande orçamento para gerar a comercialização do seu negócio.

Neste artigo vamos falar especificamente aos médicos e clínicas médicas que oferecem seus serviços todos os dias com muita concorrência, com falta de conhecimento de marketing e de negócios que o negócio necessita para continuar operando.

A realidade é que já fazemos marketing, com seus cartões de visita, um local ou o escritório, a realização de uma campanha de panfletagem, colocando um anúncio nas páginas amarelas, etc. Mas eles são os esforços na sua maioria isolados de uma estratégia central. Então aqui deixamos algumas dicas para integrar às suas táticas e aumentar suas oportunidades de vendas e recomendação.

Deixe que te conheçam
Você definitivamente precisa que eles saibam que você está lá. Então é necessário ter canais de comunicação que digam onde você está e o que faz. Recomendamos utilizar o apoio de:

  • Ferramentas web, redes e publicidade;

  • Abrir uma página web especializada (indispensável hoje em dia);

  • Anúncios em revistas especializadas, jornais e outros meios de publicidade;

  • Não esquecer dos cartões de visita, pois refletem ainda uma boa comunicação e falam muito bem do seu serviço;

  • Investir em comunicação visual externa.

Gere confiança
O fator “confiança” é fundamental em sua área de trabalho, a pessoa que visita pela primeira vez, quase sempre vem porque “alguém” te recomendou ou porque tem informações sobre o seu trabalho através de alguma “fonte” considerada legítima e confiável.

Cultive a sua reputação para que ela gere confiança. É uma das principais táticas que você deve ter em sua estratégia de marketing. Em seu negócio, “Confiança”, é tudo para atrair novos clientes. Algumas sugestões:

  • Criar um blog e publicar artigos de interesse para os seus clientes.

  • Abrir um perfil no Linkedin e interagir com grupos.

  • Compartilhar dicas de saúde úteis nas redes sociais.

  • Compartilhar a sua história, o seu conhecimento e experiência em seu site.

Cuidar dos detalhes
Este definitivamente não é um fator exclusivo de grandes empresas ou linhas específicas de negócio, os detalhes fazem a diferença e conseguem gerar emoções.

Tome cuidado com a imagem e o que ela representa, com isso queremos dizer sobre o seu local de trabalho, o seu mobiliário, a sua organização, limpeza, ordem, serviço, etc.

Os detalhes e a imagem oferecem algo especial para seus clientes, um pequeno doce, algo para tomar, música de fundo, cheiros agradáveis, etc. As ideias são ilimitadas neste caso e

é aplicável à sua especialidade e prática, mas não se esqueça deles. Surpreenda seu cliente com eles.

Gerar mais fontes de receita
Se tua especialidade permite, busque gerar fontes de receita secundárias do custo da tua consulta. Se você é especializado em nutrição, talvez possa vender na consulta médica, artigos naturais. No caso de dentistas, podem vender artigos para crianças, por exemplo. Busque idéias que possa aplicar, verá que ter outras fontes de receita, ainda que sejam menores, te darão outras possibilidades e gerarão algo melhor ao teu negócio.

Participe de palestras e conferências
Você precisa literalmente subir ao pódio. Não há melhor estratégia de relações públicas para expor o que você sabe à muitas pessoas. Faça-o quantas vezes você puder.

Permita ser convidado(a) para dar palestras em escolas e universidades. Vise proporcionar este serviço também no setor empresarial. E nunca se esqueça de levar seus cartões de visita.

Preparar um Plano de Referências
Ajude seus clientes / pacientes satisfeitos a recomendar você. Faça um plano para que você possa facilmente ser recomendado(a). Algumas sugestões: sempre entregue aos seus pacientes um folheto ilustrativo depois de uma visita. Mesmo que eles já tenham um plano de saúde, eles podem recomendar à outra pessoa.

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