Controle financeiro para clínicas médicas

Controlo financeiro para qualquer empresa e principalmente às clínicas médicas, permite à empresa avaliar de forma objetiva e sistemática permanente, os desvios que são gerados nas linhas estratégicas e operacionais previamente estabelecidos.

Assim, este tipo de controle contribui para a gestão ou as pessoas com elevada responsabilidade na empresa ou organização, argumentos e elementos de julgamento útil e suficiente, que lhes permitam tomar decisões que assegurem o acompanhamento das metas corporativas propostas.

O valor deste tipo de controle atinge os diferentes níveis da estrutura da empresa, tanto financeira e organizacional,:

  • Nível estratégico.

  • Políticas de investimento.

  • Estratégias de negócios e operacionais.

  • Operacionalmente

Controle financeiro a nível estratégico
Quando falamos de controle financeiro a nível estratégico nos referimos ao processo de avaliação da coincidência e coerência do plano financeiro com o plano estratégico da organização e assegurar a realização dos objetivos deste último.

Com o controle financeiro se evitam haver surpresas, logo na hora do final do período fiscal. É a melhor maneira de detectar problemas e desvios em linhas estratégicas, atuando sobre um mesmo objetivo de compensar, equilibrando e corrigindo.

Políticas de investimento
Os investimentos são absolutamente necessários para o desenvolvimento, o crescimento e a viabilidade de uma empresa, mas se não for controlado cuidadosamente pode ser o foco principal dos desequilíbrios orçamentais significativos em uma empresa.

Por esta razão, a importância do controle financeiro é multiplicado em relação ao capítulo sobre o investimento, uma vez que permite:

  • Avaliar as políticas relacionadas às decisões de investimento.

  • Diferenciar entre investimentos em ativos imediatos ou de curto prazo e de médio e longo prazo.

  • Controlando a dívida referente a esses investimentos.

Nós inicialmente a partir de alguns conceitos básicos, tais como: planejamento, controle e gestão. Planejamento é o ponto de partida para estabelecer a curto e longo prazo, tendo em conta o seu alinhamento com os objetivos da organização, sua visão e missão.

]Enquanto isso o controle refere-se a atividade permanente ou diária, que visa assegurar as atividades em curso ou ações geradas com o planejamento de follow-up da clínica médica. Assim sendo, a gestão torna-se, atividades ou ações que efetivamente executados como resultado da análise dos objetivos da organização, o ambiente e os recursos e ferramentas que estão disponíveis para executar essas ações.

O controle financeiro é terapia para a saúde financeira de uma empresa e melhorar as finanças nas organizações.

Planejamento financeiro
Falando de planejamento financeiro em tempo útil, então nós pegamos esses conceitos para o campo. Assim, o gerente financeiro de uma organização, usa as ferramentas à sua disposição para definir os objetivos ou metas claros, em termos de vendas, lucros, ativos, fluxo de caixa, etc.

A abordagem destes objetivos é o ponto de partida para mover todos os esforços e estratégias das diferentes áreas da empresa, em relação a esses objetivos. planejamento financeiro adequado minimizando riscos de ineficiências ou de tomar decisões erradas, isso principalmente por causa de sua orientação estratégica.

O controle financeiro permite, através de feedback contínuo, a realização de ações essencialmente preventivas, uma vez que os desvios ou falhas foram detectados nas estratégias aplicadas.

Assim, o controle financeiro pode diagnosticar possíveis situações, comunicabdi através de feedback permanente e motivando a realização dos objetivos por meio de planos de incentivo para os funcionários da organização.

Há dois conceitos que desempenham um papel fundamental em tudo o que se relaciona com a estratégia financeira de uma organização: visão e missão.

A visão se refere como a empresa é a curto, médio e longo prazo. Eles devem consolidar objetivos claros e realizáveis, e fornecer orientação e incentivo para todos os membros da empresa.

A missão da empresa deve definir o propósito para o qual ela foi criada, bem como os objetivos e o fator de diferenciação para que seja comparada com outras empresas.

Temos três elementos-chave no que se refere à abordagem da estratégia financeira ideal para uma empresa: Planejamento de caixa (cash flow), as demonstrações financeiras e planejamento de lucro.

A análise de cada um destes elementos precisa ser bem detalhada para que as estratégias que sejam compatíveis com as reais necessidades da organização que são geradas no processo.

Com base nessas análises e estudos que são gerados, podemos chegar à uma real previsão financeira, que mostra o que poderia ser o resultado da empresa no final de um exercício a partir do ponto de vista de suas finanças.

Tire suas dúvidas

Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para contato@csgcontabilidade.com.br para tirar suas todas as suas dúvidas sobre finanças ou relacionados ao seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *